terça-feira, 23 de agosto de 2016

CBC: VALIDADE DAS MUNIÇÕES DA PMSE



QUAL A VALIDADE DE SUA MUNIÇÃO?
Esta tem sido, nos últimos anos, a pergunta mais frequente que a CBC tem recebido. Munições são compostas por elementos químicos, sensíveis à variação de umidade e temperatura. A resposta a esta pergunta está portanto diretamente ligada às condições de armazenamento.

Os fabricantes e as lojas devem manter seus estoques sempre em condições controladas de temperatura e umidade. Desta forma, os componentes da munição (pólvora e espoleta) não seriam afetados, não comprometendo assim seu desempenho. Nessas condições ideais, as munições estariam válidas por mais de 10 anos.

Por outro lado, independentemente do prazo, se a munição for exposta a variações cíclicas de umidade e temperatura, ou à contaminação por óleos solventes e lubrificantes, seu desempenho será comprometido, podendo até funcionar na arma, perdendo porém seus valores balísticos. Mesmo considerando que nossas munições de defesa estejam embaladas em blisters, recomendamos que, após retirada das lojas, sejam utilizadas num prazo de 6 meses.

Esta recomendação torna-se imprescindível no caso de munições já acondicionadas nas armas. Desta forma, você estará exercitando sua condição de atirador, testando sua arma e reciclando sua munição constantemente.

Estas instruções baseiam-se não somente no prazo de validade da munição, mas também na necessidade de treinamento para que se possa adquirir confiança e autocontrole. Após o treinamento, limpe sua arma, tomando cuidado para nunca lubrificar tambores de revólveres ou carregadores de pistolas que já tenham sido municiados.



NOTA:

O que os gestores da PMSE estão eperando para tomar providencias acerca das munições da Instituição? A vida dos Policiais estão em risco, tanto pela falta de treinamento constantes como pela falta de garantia de eficiência das munições acondicionadas nas armas a mais de 2, 4, 5 anos. A última aquisição da PMSE, segundo o Portal da Transparencia, foi em 2014.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário