segunda-feira, 29 de maio de 2017

DILEMA NO CBMSE: CTB OU RDE?


Há tempos que os servidores militares do Corpo de Bombeiros vivem sob dilemas. Não há dúvidas do compromisso dos homens e mulheres que fazem essa Instituição, contudo a falta de investimento e a falta de planejamento por parte do Estado trazem consequências gravíssimas à população sergipana e colocam os membros da corporação em uma situação de total desconforto.

Hoje, tomamos ciência da situação que envolve as ambulâncias do Corpo de Bombeiros, que se encontram em situação irregular e mesmo assim estão sendo ativadas, por não ter previsão de resolução do problema. Enquanto os motoristas tem que decidir se seguem a Lei que Instituiu o Código de Transito ou o Decreto Federal que instituiu o Regulamento Disciplinar do Exército, utilizado pelo Corpo de Bombeiros, que na nossa visão é inconstitucional. 


A informação que esta entidade representativa obteve dá conta que a Oficial responsável pelo efetivo do dia não ativou a viatura, mas se houvesse alguma ocorrência que acionasse o "trem de socorro" poderia haver a determinação de ativação da viatura mesmo esta estando com documento atrasado, inclusive há assinatura autorizando sair mesmo com documentos atrasados. Sendo assim os bombeiros estão tendo que cumprir a ordem de ativar a viatura irregular sob pena de desobediência de ordem superior. 

O objetivo de uso dessa ambulância é fazer o serviço semelhante ao que o SAMU faz para a população sendo que para o CBMSE ela é importante principalmente para ocorrências como incêndio com vítimas,  vez que pode-se dar o suporte às vitimas sem precisar aguardar o SAMU no local e isso é crucial! Há também ocorrências aonde o próprio militar necessita dos serviços pré-hospitalares por acidente na hora do fato ou por inalar muita fumaça em um incêndio, por exemplo. 

Acidentes automobilísticos com vitimas presas também é muito importante que a ambulância faça parte do trem de socorro para suporte rápido após o desencarceramento, procedimento de salvamento que utiliza ferramentas para livrar vítimas presas a ferragens de automóveis e outros casos, a viatura do CBMSE quando não compõe o trem de socorro tem-se que aguardar o SAMU. Para o Ciosp é nominada por UR-08, mas é popularmente conhecida como ambulância dos bombeiros.

Esperamos que, com o conhecimento do MP sobre a situação, as providencias sejam tomadas urgentemente.

Ascom-UNICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário