terça-feira, 30 de maio de 2017

ALIMENTAÇÃO: PESQUISA ASSERT REVELA PREÇO MÉDIO DAS REFEIÇÕES NO BRASIL

Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador – ASSERT foi constituída em 1º de dezembro de 1981 com a finalidade de congregar nacionalmente as empresas do setor, estabelecidas conforme as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador PAT, instituído pela Lei 6.321/76.
O sistema de refeição e alimentação convênio integra o campo de gestão de benefícios. Está associado, assim, a questões vinculadas a qualidade de vida, bem-estar e desempenho das organizações.  Tem como suporte o uso de vouchers/cartões adquiridos pelos empregadores e disponibilizados aos seus trabalhadores para acesso a produtos e serviços de alimentação em estabelecimentos comerciais conveniados pelas empresas prestadoras do serviço.
Avaliar os preços de refeições fora de casa no horário do almoço, de segunda a sexta-feira, em restaurantes e similares que aceitam vouchers/cartões refeição e os fatores que influenciam a escolha pelos alimentos que compõem o prato do trabalhador são objetivos da ASSERT na Pesquisa Preço Médio da Refeição encomendada ao Instituto Datafolha. A iniciativa faz parte das estratégias da ASSERT de atuar a favor dos preceitos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), incentivando a adoção de uma dieta nutritiva e equilibrada pelo trabalhador, oferecendo ao mercado dados que possam balizar as tomadas de decisões por parte das empresas que compõem o sistema de voucher-refeição.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de entrevistas pessoais, face a face, com questionário objetivo e estruturado, contemplando 51 municípios, sendo 23 capitais, distribuídos pelas cinco regiões geográficas brasileiras. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 11 e 28/11/2016 e envolveu 4.574 entrevistas com proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos. As entrevistas resultaram no levantamento de 5.545 preços, aos quais foi aplicada uma média ponderada considerando os pesos na amostra do município e de cada sistema de refeição: comercial ou prato feito, autosserviço (refeição a quilo/preço fixo), prato executivo e à la carte. Destacamos a avaliação do preço médio da refeição em Aracaju.


Clique aqui, para obter informações completas sobre a pesquisa, incluindo sua metodologia e o contexto mercadológico. (http://assertbrasil.com.br) 



A Organização Internacional do Trabalho que é uma agência multilateral da ONU, especializada nas questões do trabalho, especialmente as normas internacionais do trabalho (convenções e recomendações) e o trabalho decente. Tem sede em Genebra, Suíça, além de cerca de 40 escritórios pelo mundo. Traz em um de seus artigos a importância da boa alimentação na atividade laboral, vejamos:

Nutrição


A boa nutrição tem um impacto positivo na segurança e saúde no trabalho, na produtividade no local de trabalho. É bem documentado que alimentos não saudáveis ​​podem levar à obesidade e doenças crônicas, enquanto deficiências macro e micro-nutrientes podem causar desnutrição. Em ambos os casos, os efeitos são prejudiciais a uma força de trabalho forte e bem equipada. O que os trabalhadores comem influencia na sua saúde e na sua produtividade, pelo que é do interesse de todos os parceiros sociais sindicais, trabalhadores, empregadores e governos de todo o mundo contribuir de diferentes formas para uma boa nutrição e uma dieta saudável no trabalho.

Impacto da dieta no desempenho e na saúde

Como os impactos nutricionais sobre a saúde e a produtividade dependem do tipo de dieta. Em muitos países em desenvolvimento, a subnutrição em populações pobres é freqüente. A deficiência de ferro é um fator importante na restrição do crescimento e da saúde geral em comunidades pobres em muitas economias nacionais. De acordo com a OMS, uma deficiência de ferro resulta em fadiga extrema para 740 milhões de adultos em todo o mundo, afetando sua capacidade de trabalhar efetivamente. No outro extremo da escala, em lugares onde grandes quantidades de alimentos ricos em gordura e teor de açúcar estão facilmente disponíveis, uma epidemia de obesidade está se desenvolvendo rapidamente. 

Foi calculado que nos EUA 39,2 milhões de dias de trabalho por ano são perdidos para doenças relacionadas à obesidade. A pior situação é encontrada em países que estão experimentando o que foi chamado de "transição nutricional", onde uma grande proporção de trabalhadores com baixos salários sofrem de desnutrição de uma dieta deficiente que é uma combinação de deficiência nutricional com mais acesso a processado, alta - gorduras e alimentos com elevado teor de açúcar em grandes quantidades a um custo relativamente baixo.

O que pode ser feito?

Garantir que os trabalhadores tenham acesso a alimentos nutritivos, seguros e acessíveis, uma pausa refeição adequada e condições decentes para comer não é apenas socialmente importante e economicamente viável, mas uma prática comercial rentável também. A maioria dos trabalhadores come pelo menos uma refeição principal durante o dia de trabalho. Garantir que essa refeição atenda às necessidades nutricionais dos trabalhadores é a intervenção mais direta que pode ser feita. Um problema freqüentemente negligenciado na nutrição é o acesso à água potável. Enquanto as escolhas alimentares são essencialmente para baixo para o indivíduo, ninguém está livre da influência do seu ambiente. 

Mudando o ambiente social para incentivar uma alimentação saudável também é parte da contribuição que os locais de trabalho podem fazer. Valiosas soluções alimentares práticas que podem ser adaptadas a locais de trabalho de diferentes tamanhos e com diferentes orçamentos, tais como definir pontos-chave para a concepção de um programa de refeições, incluindo refeitórios, vale-refeição, refeitório e refeitório e parcerias com fornecedores locais. As legislações, regulamentos e guias pertinentes relativos às pausas para refeições e à nutrição no local de trabalho já estão em vigor em vários países. 

Um recurso adicional que os locais de trabalho podem fazer uso de é a possibilidade de combinar a alimentação saudável com outras iniciativas que podem motivar as pessoas de diferentes maneiras. Estas podem incluir campanhas de segurança e saúde e programas de assistência aos trabalhadores. Se o fornecimento de alimentos adequados é ladeado por atividades de educação em saúde e oportunidades para fazer exercício, as chances de ter um impacto positivo sobre a saúde são maiores. Seja qual for a abordagem escolhida, é vital para os trabalhadores a ser envolvido em todo o processo para ter certeza de suas necessidades estão sendo atendidas, que é um dos fatores-chave para o sucesso. 

Fonte: http://www.ilo.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário