segunda-feira, 30 de março de 2015

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: PROJETO FUMAÇA ZERO, DROGAS JAMAIS





O Projeto Fumaça Zero, drogas jamais! É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada no município de Aracaju SE em 22 de setembro de 2013. O Projeto atende toda a comunidade do Conjunto Santa Tereza e imediações fazendo um trabalho de prevenção contra as drogas e resgatando a autoestima da comunidade realizando e investindo em projetos educativos, esportivos, ambientais e socioculturais.


O Projeto partiu a partir de uma abordagem realizada pelo Soldado Adriano Santana no centro da Capital de Aracaju, quando o mesmo presenciou, crianças com a idade aproximadamente de 13 anos, segurando um cachimbo, visto que, geralmente é utilizado para o uso do crack. Diante deste contexto social, refletiu: “sobre a impotência de naquele momento, não poder realizar nada, já que é um problema social, no Brasil e no mundo”.

JUSTIFICATIVA



O Projeto Fumaça Zero, drogas jamais!, Baseia-se na necessidade de oferecer as crianças e adolescentes uma oportunidade de um trabalho de conscientização preventiva contra os tipos de drogas, além de combater à ociosidade que há nos jovens e adultos, por falta de atividades que favoreçam uma condição ocupacional e, que lhes permitam a aprender. Por isso, fez-se necessário à implantação de atividades educacionais, esportivas e socioculturais na comunidade. Desta forma, pretendemos trabalhar com toda a comunidade oferendo assim, atividades como cursos e palestras voltadas para a família, e/ou contexto social. Á medida que a comunidade cresce por seus próprios esforços, cresce também a vontade de lutar por melhor qualidade de vida, além de uma cidadania mais justa.



VOLUNTÁRIOS E PATROCINADORES PARA A SUA CONTINUIDADE



A continuidade do projeto se dará através de renovação do acordo com os patrocinadores e voluntários, campanhas de doações e novas parcerias. Apostamos na importância do despertar responsável do setor empresarial, na perspectiva de uma ação coletiva das questões sociais do país, tornando-a economicamente forte, politicamente aberta e socialmente justa e participativa.



O PROJETO CONTA COM APOIO DAS IGREJAS LOCAIS DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E DE VÁRIOS MILITARES



TODOS VOLUNTÁRIOS E TUDO E DE GRAÇA


ATIVIDADES

FUTSAL
FUTEBOL CAMPO
VOLEIBOL
HANDEBOL
TÊNIS DE MESA E QUADRA
CAPOEIRA
KARATÊ
JUDO
BOXE
INGLÊS
ESPANHOL
LIBRAS
MUSICA
TECLADO
FLAUTA 
VIOLÃO
PERCUSSÃO
CURSO DE ELETRÔNICA
RECICLAGENS
E MUITO MAIS

SOLDADO PM E CIDADÃO ADRIANO SANTANA



Devemos nos orgulhar de iniciativas como estas, que saem da esfera teórica e partem para os resultados práticos no combate a violência. A participação de todos é fundamental no combate a violência.

Adriano enxergou que seu trabalho como policial não surte efeito algum, se outros setores da sociedade e as políticas públicas de Estado, não agirem no sentido da prevenção a violência. A policia enxuga gelo, ao mesmo tempo em que é cobrada e responsabilizada em baixar os índices de violência que chegam a números assustadores. Com leis ineficazes e caducas, sistema prisional falido, burocracia estatal, falta de integração das informações, falta de infraestrutura básica as policias, justiça lenta, deficiências na educação básica, a cultura do crime disseminada aos jovens, os jovens que se tornam adultos sem valores e princípios, dentre outros fatores que contribuem para tais índices, seria óbvio que só Policia não irá resolver tal problemática.

E este projeto nos mostra um caminho, uma esperança e prova que é possível envolver vários atores e vários setores da sociedade em torno de um só objetivo, que é a construção de um futuro melhor para nosso país. Parabéns Adriano e a todos os voluntários deste lindo projeto que rende e renderá muitos frutos!

MAIS FOTOS DO PROJETO














Um comentário: