quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UNICA- União da Categoria Associada e os Princípios Basilares de sua existência


Esta entidade nasceu para:

1- Ser um Movimento Filosófico
Afinal a filosofia em seu sentido amplo retrata um estilo de pensamento, um modo de viver e agir, uma unicidade de pensamento, é uma atividade, é uma busca pela sabedoria. E a sabedoria se dá através do conhecimento. O conhecimento é a chave da nossa cidadania plena de direito. Pois através do conhecimento podemos derrubar a atual estrutura de poder que há anos oprime esta classe. Precisamos romper com os atuais paradigmas! E para alcançarmos vitória é preciso vencer basicamente dois obstáculos: o sistema imposto e a nós mesmos. O sistema já conhecemos. E nós nos conhecemos? Nos conhecemos a ponto de respeitar as diferenças, sejam elas: intelectual, idade, sexo, raça ou religião? Nos conhecemos a ponto de debater sem nos ofender? A ponto de saber que sua opinião é importante, mas não pode ser impositiva e sim argumentativa e demonstrativa? Nos conhecemos a ponto de saber que acima de qualquer hierarquia profissional, existe a pessoa a não a patente? Cada um de nós deverá responder intimamente estas indagações.

2- Provocar o Cisma do militarismo institucionalizado e a associação civil
É preciso fazer a distinção entre a Instituição Policia Militar e Bombeiro Militar e a Associação Civil compostas por Policias e Bombeiros Militares. A hierarquia e a disciplina elencados na legislação militar nada tem haver com o funcionamento e o andamento de uma associação civil que visa o bem-estar de um associado. E o bem-estar está, obviamente, também ligado às relações de trabalho deste associado. Que, portanto, os homens e mulheres travestidos pela investidura do Estado são também cidadãos de direito.

3- Ser Crítica
E ser crítica, aqui, não é jogar palavras ao vento. É analisar os fatos de uma perspectiva diferente. É embasar seus pontos de vista. É enxergar mais além do senso comum. Pois não basta apontar os erros sem produzir possíveis soluções. Devemos lembrar que há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.(Provérbio Chinês)



4- Lutar por direitos e garantias constitucionais
Precisamos mostrar aos Poderes do Estado que nós também somos pessoa humana de direito pleno. E que o princípio da Dignidade da pessoa humana, que é o princípio máximo do estado democrático de Direito, também nos alcance.

5- Mostrar o lado humano dos homens e mulheres atrás de uma farda
A sociedade precisa tomar conhecimento quem são os homens e mulheres que se dedicam a guardar a lei e a resguardar a sociedade. E tamanho é o desafio diário de lidar com os bens mais preciosos de uma sociedade que é: a vida e a liberdade. Todos os dias somos desafiados a não errar. Somos a desafiados a não decepcionar. Somos desafiados a vencer as circunstancias adversas de nossas profissões. E ainda temos que lhe dar com restrição de direitos que a nós é imposta. Temos que lhe dar com as punições restritivas de liberdade. Parece um paradoxo, trabalharmos para garantir a vida e a liberdade das pessoas, embora restringindo quando é necessário em nome do coletivo, é verdade, mas que a nós, Policiais e Bombeiros, a vida e a liberdade são colocadas em xeque todos os dias de nossas vidas profissionais. Como se esses bens não fossem tão importantes. Como se fossem descartáveis.

Somos humanos e pensamos. Somos humanos e possuímos alma.

6- Ser Política
Como diria Aristóteles: “o homem é naturalmente um ser político.” Afinal quem aqui não interage ou congrega com as outras pessoas, quem aqui não vive em sociedade? Nenhum homem é totalmente solitário ou auto-suficiente, pois assim não sobreviveria.

A política está intimamente relacionada a liberdade e pluralidade dos homens. Afinal, ela deve organizar os diferentes e não os iguais.

E como é difícil debater política nos dias atuais em nosso país. Pois a relação povo e os poderes investidos pelo Estado estão corroídos pela desconfiança e desesperança. Porém, a política em seu sentido amplo, não deve e nem pode ser resumida ao ato de votar. Ela está muito mais além do que nós imaginamos. Esta atitude de estarmos aqui e nos movimentarmos no sentido de buscar um futuro melhor, estamos fazendo política. Ao estarmos em uma roda de amigos e levantarmos questões relacionadas ao nosso convívio social, estamos fazendo política. Ora, a política é a consequência dessas relações humanas em sociedade e não a causa.

Portanto, a política deverá está inserida em nossas vidas, na medida em que lutamos por: liberdade, dignidade, isonomia, autonomia, cidadania.

7- Representar
Que significa, agir em nome de um grupo após ser eleito em votação.

Este, deve ser o mais importante princípio a ser observado ao analisarmos cada demanda desta associação. Pois está explicito em seu Estatuto Social, no Art. 1º, inciso I como condão principal da UNICA,

"Art. 1°...

I - congregar, representar e promover a defesa dos direitos e interesses dos associados, desde que não conflitem com os interesses dos policiais e bombeiros militares integrantes da carreira de praças em todo o território do Estado de Sergipe, Judicial e Extrajudicial, inclusive como substituta processual;"

E ainda, constituída falta gravíssima do presidente a não observação deste princípio, no Art. 5º § 9° de seu Estatuto Social,

"Art. 5°...

§ 9º. Constituirá falta gravíssima, punida com perda do mandato representação contrária ou omissão do presidente ao que foi deliberado e aprovado em assembleia geral.
"


Portanto:

- Não se trata de mais uma associação, se trata em forçarmos a unificação da representação da categoria, que há anos é representada por diversas associações e ao que parece por diversos interesses também.

- A proposta é construirmos juntos novos caminhos, novas estratégias de luta, trabalharmos com base em metas, elaborarmos estudos e pesquisas para balizar nossos projetos.

- Fortalecer a Classe de Praças.

- Estabelecer um Fórum Permanente de discussão acerca de assuntos de interesse da categoria. E desse Fórum estabelecermos diretrizes claras de luta, para a efetivação das metas.

- Assuntos como: Pec 300, Pec 51, Desmilitarização, Unificação das Policias, que são gerais. Lei Orgânica, Carreira, Nível Superior para o ingresso, Gratificação de Curso, a questão da dedicação exclusiva, Gratificação de Terço, modificação no calculo de proventos, Jornada de Trabalho, Adc. Noturno, Hora Extra, Irredutibilidade e abismo Salarial entre praças e oficiais, dentre outros, temas são mais específicos.

- A prioridade é a representação de classe diante de tantos temas a serem debatidos com as entidades políticas.

- Trazer uma acessória de comunicação e jurídica eficientes para as possíveis retaliações, assim como dinamizar as assistências jurídicas e psicológicas dos associados.

- Gestão Participativa e conselho fiscal forte.


Todos podem construir um futuro que escolher agora no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário