segunda-feira, 16 de março de 2015

ADMINISTRATIVO x OPERACIONAL: ENGRENAGEM DESGASTADA


O tema não é novo, porém é bem atual. Muitas são as reclamações entre os policiais da atividade fim e os policiais da atividade meio. Onde ambos defendem suas atuações e valorizam sua importância dentro da instituição. Quem está certo?

Ambos estão certos. Pois, o policial que desenvolve suas atividades sejam elas no administrativo ou no operacional são importantes para o funcionamento da grande engrenagem Policia Militar. É claro que, apesar da mesma formação, a natureza do serviço se distancia em periculosidade, no desgaste físico-mental, no preparo físico, nas idas a audiências, nos processos oriundos da corregedoria, dentre outros fatores.

O problema central não está nas atividades em si, pois ambas se complementam. O problema reside na formação policial para quem vai exercer atividade de auxiliar administrativo. E isto é um problema institucional. 

Problema este, que pode ser facilmente resolvido se as carreiras forem direcionadas de forma a otimizar essa engrenagem. O policial deverá exercer atividade policial e o técnico administrativo deverá exercer a atividade administrativa. Os cargos de chefia ou de comando continuarão exercendo a atividade de gestão de recursos e de materiais.

Com isso, moderniza a engrenagem, acaba com a divisão e enxuga esta máquina que é antiga e cheia de problemas para serem resolvidos.

Concluímos com uma ilustração conceitual de Corporação. Que é um grupo de pessoas agindo como se fosse um Corpo, com objetivos comuns e buscando percorrer um só caminho. E como corpo, não há de se diferenciar quem é mais ou menos importante. Pois, os membros de um corpo se tornam um quando interligados. As divisões só servem para enfraquecer e matar o corpo. Portanto, sejamos de fato corpo e que cada um trabalhe para servi-lo e fortalecê-lo.    

Por Will Guerreiro
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário