quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Segurança Pública é responsabilidade de todos


Neste minuto pessoas estão sendo assaltadas em nosso Estado. Neste minuto algum amigo, parente, conhecido está sendo vítima de assalto nas vias públicas, em colégios, em casa, em supermercados, mercearias, nas chácaras. O que acontece?


Segundo o Mapa da Violência 2014, confeccionado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano, Sergipe já se encontra no 6° lugar no Brasil e em 4° no Nordeste com a maior taxa de assassinatos. Se somarmos aos índices de roubo a pessoa mediante arma de fogo, com certeza é de ficar chocado.

É notório que a Policia Militar tem apreendido um numero cada vez maior de armas de fogo a cada ano e isso não considero uma vitória ou digno de comemoração. É hora de ligar o alerta vermelho. A violência cresce, a impunidade aumenta, a reincidência no crime é altíssima e a responsabilidade de baixar os índices de violência não pode e não deve continuar nas costas da Policia Militar.

A Segurança Pública deve partir do princípio que é uma responsabilidade de todos. Ou seja, desde o saneamento básico, passando pela educação, a eficácia das leis, a participação das comunidades, valorização dos agentes públicos, integração das informações, repensando o sistema carcerário, dentre outras frentes que compõe o sistema de segurança pública, que envolve praticamente todos os setores da sociedade, todos os entes públicos, porém só se cobra da Policia Militar a responsabilidade de está na rua e resolver os complexos e crônicos problemas da sociedade e suas leis.

Queremos um debate sério sobre Segurança Pública, que não é só policia. É de política. Políticas publicas que funcionem, pois ninguém aguenta mais a política dos holofotes e pirotecnia.

Enquanto muitos ganham com essa situação deplorável, do quanto pior melhor. Todos nós perdemos.          

Will Guerreiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário