domingo, 24 de setembro de 2017

ESCLARECIMENTOS: AUX.ALIMENTAÇÃO INCIDE DESCONTOS?


Tendo em vista os inúmeros pedidos de esclarecimento a respeito da incidência ou não de descontos em um possível pagamento de Auxílio Alimentação aos servidores militares, este Blog tratará de forma sucinta e clara sobre a natureza indenizatória de tal auxílio e portanto da não incidência de descontos sobre o mesmo.

CONCEITO:

O Auxílio Alimentação trata-se de um benefício pecuniário pago ao servidor, de caráter indenizatório, que tem a finalidade de ressarcir despesas com as alimentações dos servidores quando em serviço, cujo pagamento deve ser efetuado juntamente com a remuneração mensal com discriminação em contracheque.

REGRAS GERAIS:

O auxílio alimentação não pode ser:

- Incorporado ao vencimento, remuneração, subsídio, proventos ou pensão;
- Considerado para efeito de apuração da margem consignável; 
- Configurado como rendimento tributável; 

Não sofrendo, portanto, incidência de contribuição para o IR, Sergipe Previdência, Ispesaúde do servidor militar nem para desconto de pensão. Caracterizado como "salário utilidade" ou prestação salarial “in natura”.

Assim como a RETAE e o Auxílio Uniforme, o Auxílio Alimentação também tem previsão na Lei Complementar 278 de 2016, que fixa o Subsídio dos Servidores Militares do Estado de Sergipe, em seu Art. 3º inciso XI. E expressamente tratado na Lei como parcela indenizatória, sendo parcela devida decorrente da prestação do serviço ordinário e extraordinário do servidor militar. Portanto, a defesa do direito ao Auxílio Alimentação é legítima e com previsão legal. 

É importante a informação e o esclarecimento de todos os servidores militares acerca do assunto para um bom debate e um bom combate na Luta pelo Direito.

Ascom UNICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário